MERENGUE

Vídeo de Merengue

Merengue é uma dança com ritmo veloz e malicioso, nascido na República Dominicana, tem o seu nome derivado do jeito que os dominicanos chamavam aos invasores franceses no século XVII(merenque). Cantor mais conhecido, neste momento é Walfrido Vargas.

Mas nenhum de nós consegue esquecer músicas como “Azur” e “Suavemente”, músicas que um bailarino português imortalizou em Portugal, ainda hoje se ouve em diversos locais.
Na sua origem temos a dança crioula, no entanto esta dança é o resultado da fusão entre o Minuet africano e francês; sendo a sua primeira referência escrita datada do século XIX. O estilo mais popular do merengue é habitualmente interpretado por um amplo conjunto de instrumentos que inclui vários saxofones, acordeões, trompetes e teclados.
Entre 1838 e 1849, a dança chamada “Upa Habanera“ dançava-se em todo o Caribe. Um dos passos desta dança era chamado de merengue e isso denominou a dança. Permaneceu desconhecida para muitos, até que o coronel Alfonseca escreveu letras para a nova música.
Em 1844, o merengue ainda não era popular, mas em 1850 estava em voga, tirando o lugar antes ocupado pela Tumba.
(...)


Mitos e Lendas:
Existem 2 lendas que indicam que a dança merengue tem a sua origem em:
primeira lenda conta que esta dança começou com os escravos que, acorrentados uns aos outros, eram forçados a arrastar uma perna para poderem trabalhar nos campos de cana-de-açúcar.
segunda fábula diz que um dos grandes heróis da guerra da República Dominicana foi lesionado numa perna e quando regressou à sua terra natal, a comunidade recebeu-o com uma enorme festa. Com respeito pelo que lhe tinha acontecido, todos dançaram como ele: a coxear e a arrastar uma perna!
Há quem diga ainda que o Merengue foi buscar a sua designação ao doce com o mesmo nome (em português são os suspiros) – leve e doce, tal como a dança.
Seja qual for a realidade da sua origem podemos dizer que é uma dança caliente e cada vez existem mais adeptos em todo mundo…
(agora um a parte… que saudades da Republica Dominicana, vale a pena visitar).





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário