RAGGA JAM

Vídeo de Ragga

O ragga jam tem levado às academias de dança milhares de pessoas, sobretudo mulheres. A criadora do estilo é Laure Courtellemont. 
Laure nasceu em 1977 e criou o ragga jam em 1998. A dançarina e coreógrafa da Nike Woman tentou criar “a primeira dança urbana acessível a todas as mulheres”. Para isso associou à dança ragga o seu próprio estilo, o jam.
O ragga é uma dança de rua afro-jamaicana com influências do reggae e do hip-hop. O jam combina diferentes movimentos afro-ragga e hip-hop com atitudes jazz. Esta dança não é exclusivamente feminina mas fundamenta-se numa grande "sensualidade", que tem atraído mulheres, até as mais velhas, para a dança.
O grande objectivo das aulas é, segundo Laure, "fazer entender à pessoa que tem um corpo e mostrar como esse corpo pode ficar sensual e forte". A dançarina passou mensagens que incentivavam a tolerância, a auto-estima e a diversão.


POPPING DANCE



Vídeo de Popping

Popping é uma dança do funk baseada na técnica de “quicar” (chutar) contraindo e relaxando os músculos para causar um “empurrão” no corpo do dançarino, referindo-se a um “estouro” ou batida. Isso é feito continuamente com o ritmo da música, combinado com vários movimentos e poses. Um dançarino de popping é conhecido como Popper.


Popping é também usado como um termo para um grupo de dança com estilos e técnicas que são frequentemente integradas ao popping para criar mais variedade de apresentações (performance).

Acredita-se que a dança foi desenvolvida na Califórnia em 1970, parcialmente inspirada pelo locking. Assim como outras danças, o popping é normalmente apresentado em batalhas, tentando desafiar outros dançarinos ou grupo de dançarinos na frente da multidão. Isso incentiva a improvisação e movimentos que são vistos em shows e performances, assim como interação como o público.

Hoje em dia, o popping está sendo incorporado na cena hip hop e eletrônica.
Depois dos anos 70, um grupo de popping chamado Electric Boogallos (antigamente conhecido como Electronic Boogaloo Lockers), da Califônia, contribuiu bastante para a propagação do popping, principalmente por causa de suas aparições no programa de televisão Soul Train.

Os próprios Electric Boogaloos indicam que em torno dos anos 1975-1976 seu fundador Sam Solomon (a.k.a. Boogaloo Sam) criou um jogo dos movimentos que evoluiu os estilos conhecidos hoje em dia como popping e boogaloo, após ser inspirado por um dos grupos de locking pioneiros, os The Lockers, bem como uma dança popular passageira nos anos 60, conhecida como Jerk. Ao dançar, Sam dizia a palavra “Pop” toda hora que ele flexionava seus músculos, eventualmente introduzindo à dança Popping. Muitos confirmam a história do Electric Boogaloos que Boogaloo Sam trouxe o princípio do popping.

A mídia contribuiu à propagação do popping e dos estilos relacionados através de filmes, tais como o Breakin', mas fez também uma confusão nomeando todos os estilos como Breakdance.

Popping é o nome dado a um estilo específico da dança. O nome foi inventado por Boogaloo Sam, fundador do grupo pioneiro de popping, o Electric Boogaloo, quando usava a palavra “Pop” toda vez que flexionava seus músculos para executar o popping.

Electric Boogaloo
É um estilo que tenta dar a impressão de um corpo “sem ossos”, parcialmente inspirado por filmes e desenhos animados. Utiliza ritmos e movimentos circulares em várias partes de corpo, tais como os quadris, os joelhos e a cabeça, assim como separar (deslocar) o tronco do quadril. O estilo foi desenvolvido em 1976 por Boogaloo Sam. Combinado com o popping, o estilo tornou-se electric boogaloo, que é a marca registrada do Electric Boogallos.

LOCKING DANCE

 VÍDEO DE LOCKING




Locking surgiu no início dos anos 70, em Los Angeles, Califórnia, criado por Don Campbell que em 72 formou o grupo The Lockers, o primeiro grupo profissional de street dance na história. Claramente se vê no Locking a influência do Funk. Segundo Shabba-Doo (Ozone no filme Break Dance), membro do The Locking, existia um passo de Funk chamado Funky Chicken (algo como Funk da galinha) o que obrigou Don a fazer o primeiro passo do estilo. Muitos passos foram adicionados como: movimentos de braços minucios/s, usando os cotovelos, mãos e dedos, e é claro muito Funk nos pés.

 O The Lockers se apresentaram muito no programa “soul Train” de uma TV americana, fizeram shows com James Brown, Pariament, Frank Sinatra, Funkadelie, e influenciaram muitos dançarinos pelo mundo. O Locking é a Street Dance mais antiga e mais clássica. É difícil ver por aí, hoje em dia Lockers dançando, já o Breakin e o Poppin são mais comuns.


Apesar de Don Campbell ser o criador, outros dançarinos deram sua contribuição para o Lockin, como um cara chamado Scooby-Doo e outros chamados Skeeter Rabbit que criaram passos que levam seus nomes. Em todos os estilos de dança saber o básico é importante, mas no Lockin isso é primordial, pois só assim você entenderá a verdadeira forma desta dança.

Locking é um estilo de dança muito elaborado.Seguem abaixo os principais movimentos da dança:

Alpha / Applejax: Quando se chuta a perna, ficando em posição agachada, enquanto a parte superior do corpo vai para trás, sendo suportado pelas duas mãos.

The Skeeter Rabbit: Um pontapé e um movimento de pulo.

Box split: Uma semidivisão feita com uma perna inclinada, que possibilita o dançarino se levantar novamente em um movimento rápido.

Crazy horse: Alternando chutes para os lados com as pernas direita e esquerda, com a parte superior do corpo posicionada com os braços na frente como se mantivesse o controle.

Hop kick: Um elevado e rápido chute de uma perna enquanto fica em uma posição de pé.

Lock: Flexionam-se os cotovelos ou joelhos ficando com os braços formando um círculo inclinado, como se erguesse um objeto pesado.

Scootbot: Saltar ao fazer um movimento de um passo exagerado para a esquerda ou para a direita.

Stomp the cockroach: Agachar-se com o joelho, com a outra perna indicando para o lado, batendo 
(quicando) então no chão. Scooby doo: Fazer uma posição adiantada com os pés, e posteriormente fazer uma “trava” (lock).

Scooby walk: Andando para frente, parando e dobrando o joelho para fora de acordo com cada passo.

Stop-and-go: Dando um passo para trás e para esquerda e direita, depois para frente de novo.

Whicha way: Similar ao movimento Scootbot, com mais movimento de chute (pontapé) e sem o pulo (salto).

Wrist roll or Twirl: Giro ou rodopio do pulso ao mover os braços para cima e para baixo no ritmo. 

Uncle Sam points: “Apontar” através de um gesto rápido e prolongado, geralmente realizado em alguns segundos para dar ênfase ao bop-top.

Knee Drop: “Agachar-se” (flexionar) os joelhos, apontando-os para dentro (geralmente usado antes do Box Split).

Groove Walk or Rock-Steady: Pisar para frente, empurrando o pé dianteiro para trás, “mergulhando” o pé dianteiro como se você desce um passo com o seu pé traseiro (às vezes é usado para começar a dança no chão com um pouco de funk nos passos).

Fonte: Frank Ejara.

HOUSE DANCE



Essa cultura do house é a mais nova, dentre os estilo que eu postei até agora. O house dance, surgiu no início dos anos 80 quando os DJ’s de Chicago (Estados Unidos) começaram a mixar músicas da Disco em programas de bateria eletrônica. Uma danceteria chamada Warehouse onde surgiram esses DJ’s deu origem ao nome do estilo de música, o house music. No final dos anos 80 as pessoas começaram a se mover de uma maneira diferente ao som daquela batida. Esse movimento corporal ficou conhecido como Jacking. Mesmo porque nenum dos estilos anteriores se aplicava a essa nova concepção de música.

Os Clubs de Chicago e Nova Iorque desenvolveram essa cultura. O house dance não teve apenas um criador, pois foi de certa forma uma dança coletiva. Porém há nomes muito importantes que deram uma grande contribuição para esse estilo como Brian Green e Space Capitol.

Características do House Dance: Jacking: a origem da dança house está nesse passo, pois marca o ritmo e dá a essência dessa dança. Os passos são executados no Up Tempo (contra tempo), dentro da batida típica do house e sempre usa o HiHat (chimbal) como guia rítmico. O House tem uma grande influência da Salsa e do Tap (sapateado americano). Nos anos 90 muitos movimentos de chão foram introduzidos e uma grande influência da Capoeira está presente hoje em dia nesse estilo de dança. Ainda se falando em passos comuns do house dance, temos o Footwork, e o Lofting.

Um dos principais elementos no house dance é uma técnica que veio de Chicago que envolve mover o tronco para frente e para trás em uma Rippling movimento, como se uma onda estivesse passando por ele. Quando esse movimento é repetido e agilizado para corresponder ao ritmo de uma canção chama-se elevação, ou "o macaco." Todos footwork dançar em casa é dito para iniciar a partir do modo como o macaco se desloca o centro de gravidade através do espaço.